19/01/2010

Dicas dos Miminhos da Andrea - 4ª Semana

Dicas sobre Aquariofilia
Como montar um aquário:

- Primeiro deve descobrir que tipo de peixes deseja criar. Para iniciantes sugiro peixes como neons, guppys, tricogasters,barbos, ou mesmo betas.

- Após escolher qual tipo de peixes que deseja criar deve escolher que tipo de aquário deseja ter, nunca compre um aquário com formato muito extravagante tente comprar os modelos mais básicos isto porque nem todos os peixes gostam destes formatos isto por causa principal da deficiência criada para a locomoção do peixe(com exceção do beta que por natureza não é de nadar muito).Não se esqueça de limpar o aquário internamente apenas com água corrente sem produtos químicos como, sabão, detergentes e etc.

- A filtragem do seu aquário é muito importante junto com a potência da bomba que será usada, esta potência é medida de acordo com o tamanho do aquário. Normalmente é utilizado a filtragem biológica de fundo ou carvão activado.

- O cascalho também é muito importante para um melhor agrupamento da colónia de bactérias do aquário estas colónias ajudam a manter toxinas que possam prejudicar os peixes de se espalharem.

- As plantas do seu aquário podem ser escolhidas meramente pela beleza mas tente evitar plantas de coloração não esverdeada isto porque elas necessitam de um pouco mais luz.

- A iluminação do seu aquário também será decidida pelo tamanho do aquário que possui. Existem lâmpadas especiais para aquários, elas ajudam na fotossíntese das plantas que no mínimo devem ter uma iluminação de 8 horas dia(claro que passar um pouco não afecta muito mas tente não passar de doze horas para que os peixes descansem). Estas luzes não são extremamente necessárias para seu aquário mas seria muito bom ter. Horas excessivas e luz provocam diversos tipo de algas no aquário.

- Agora deve colocar a água de preferência filtrada sem cloro. Após a água verifique o ph da água para saber se é alcalina ou ácida.

(Foto de alguns meus peixinhos)

-Depois de ter regularizado o PH de acordo com a necessidade dos peixes deixe o aquário trabalhar por uns três dias antes de colocar qualquer peixe. Isto para que a colónia de bactérias tenha tempo para se formar.

(Foto de um dos meus aquarios)


(Fonte de texto e algumas imagens google)

Sem comentários: